Restando apenas 5 dias para o término das mostras SINCRETISMO de Caio Batista no Centro Cultural Ceee Érico Veríssimo e AFRODESCENDENCIALIDADE de Patrícia Brito no Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, alunos da rede estadual de educação - Escola Estadual José do Patrocínio do bairro Restinga Velha em Porto Alegre e alunos do SASE da AMAVTRON, puderam apreciar nesses dois espaços culturais, as mostras em cartaz.
Pela manhã foi a escola José do Patrocínio representada pela professora Aline Andreoli que levou ao CCCEV e ao MCSJHC, 30 alunos de 6ª e 7ª série, com a mediação de Patrícia Brito. A tarde, foi a vez da Associação de Moradores da Vila Tronco Neves do bairro Cruzeiro, com seus 50 alunos do SASE I, II e III e monitorados pelos Educadores: Darley, Moisés, Luis Gustavo, Viviane e Edson.
Entre fotos tiradas pelos alunos de suas câmeras fotográficas e celulares, muitos foram os questionamentos acerca do material exposto. Em meio a muitos "flashes" e muita escrita, a mediação feita consiste em uma segunda etapa programada para depois das férias, que colocará em prática a visitação com um concurso de redação sobre o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.
Patrícia revela que é gratificante trabalhar com crianças e jovens dando as informações visuais e plásticas em complementação à Lei 10.639/03.
Aproveita a oportunidade e agradece as parcerias:
Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa;
Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo;
Secretaria do Estado da Cultura;
Gabinete de Políticas para o Povo Negro - Prefeitura Municipal de Porto Alegre;
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana;
Companhia Carris - Grupo Povo Negro da Carris.