Projetos

• - IV Correios Negro, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, 2010;
• - Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar, Alvorada/RS, 2010;
• - Documentário Lanceiros Negros – O preço da liberdade, (andamento), 2009;
• - Roteiro Cultural Correios Negro – Circuito Escolar, Alvorada/RS, 2009;
• - III Correios Negro, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, 2009;
• - II Correios Negro, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, 2008;
• - 2º Salão de Arte Afro-brasileira do RS, Memorial do RS, 2006;
• - 1º Salão de Arte Afro-brasileira do RS, Memorial do RS, 2005;
• - III Jornada Estadual de Estudos Afro-brasileiros, Memorial do RS, 2005;
• - II Jornada Estadual de Estudos Afro-brasileiros, Memorial do RS, 2004;
• - História Social e Realidade, GT NEGROS/RS, 2003;



PROJETOS EM ANDAMENTO...


- 3º Salão de Arte Afro-brasileira do RS, 2011.

O 3º Salão de Arte Afro-Brasileira do Rio Grande do Sul é um evento cultural, artístico e social. Em sua terceira edição, tem por objetivo promover uma exposição de artes plásticas focada na cultura e temática afro-brasileira resgatando a identidade étnica do negro, no RS. Este salão de artes é aberto a todos os artistas independente de cor e raça e pretende premiar, aqueles trabalhos que melhor traduzirem o conceito do salão: tornar visível a influência da cultura africana na diversidade artística do estado. 

- Lanceiros Negros O preço da Liberdade (documentário), 2011.

LANCEIROS NEGROS O PREÇO DA LIBERDADE, documentário de média-metragem inédito, captado e finalizado em vídeo com duração de 30 min, objetivando proporcionar ao espectador um impacto múltiplo sobre um recorte histórico na trajetória da Revolução Farroupilha. Este trabalho promove a discussão sobre a participação X utilização dos negros escravos como soldados na Revolução Farroupilha ocorrida no Rio Grande do Sul entre 1835 a 1845. (...)

- Memória Mineira - Do luxo ao lixo (livro), 2011.

Livro catalográfico dos mineiros atuantes nas minas de carvão em Arroio dos Ratos. Memorial dos Mineiros - Do triunfo à decadência. (...)

- A Grande Cruzeiro (documentário), 2011.

Documentário, média-metragem do processo de ocupação desenfreada da Grande Cruzeiro que se massificou nas décadas de 1940 e 1980, seus aspectos de sub-habitações, a favelização, o crescimento desordenado e o projeto da 3ª perimetral em Porto Alegre dando boas vindas à Copa de 2014. (...)

- Pés de Lata a arte de brincar, 2011.
Pés de Lata é uma concepção de performance teatral e oficinas que se caracterizam por ser uma trupe de atores que invadem o recreio da escola com o objetivo de humanização do recreio, mobilizando os alunos a interagirem de forma a atingir suas memórias infantis resgatando sua essência enquanto criança; propiciando de forma cultural e artística um novo olhar sobre o uso do espaço de recreio como desenvolvimento cultural do aluno através das múltiplas brincadeiras, oficinas e brinquedos confeccionados a partir de material reaproveitável. (...)


- Rede Ponto Com, 2011.
Rede Ponto com é um projeto de acesso à informatização e seus meios midiáticos desenvolvido em grandes periferias. O projeto sensibiliza e capacita jovens, para o mercado de trabalho, aumentando as perspectivas para o futuro, além de criar estímulos para que os valores éticos e profissionais sejam assimilados. Nossa proposta é articular ações e executar serviços de orientação, apoio e promoção social dos participantes e seus familiares que estão no processo de exclusão social e vulnerabilizados, viabilizando um trabalho de caráter preventivo e transformador através do módulo de atividades. (...)

- Circuito Itinerante Correios Negro, 2011.
O Circuito Itinerante Correios Negro trata-se de um projeto que segue o modelo e iniciativa da ONG MOVIMENTAÇÃO, (que propôs socializar as obras das “Edições dos Correios Negros do CONCOR, nas escolas de Alvorada/RS). Esse circuito que tem o papel puro e simples de tratar a questão do negro em sala de aula compartilhando através de ações sócio-educativas com as escolas públicas, instituições da sociedade civil organizada, grupos culturais, ativistas sociais e toda comunidade, palestras, oficinas, exposições, filmes sobre a cultura popular e a cultura de matriz africana. (...)

- Educação Ambiental - Gincana Vila do Campinho, 2011.

Esse projeto trata de uma forma divertida, a Educação Ambiental.  Por ser um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem, alunos participam de forma a respeitar, preservar, construir, reaproveitar e dialogar ás questões ambientais dentro e fora de sala de aula. Desenvolverão para isso, o trabalho em equipe e a conservação do meio em que vivem. Participarão ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de soluções, sendo preparados como agentes transformadores, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, de conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania. (...)

- Ler para Crer, 2011.

Projeto desenvolvido em bairros populosos, com alto índice de vulnerabilidade, sem acesso a oportunidades de trabalho, de lazer e de educação comunitária. O Projeto Ler para Crer se destina a desenvolver o gosto pela leitura e a disseminar a cultura entre comunidades carentes. Oficinas performáticas de leitura vão dando vida e graça a uma comunidade desassistida. Um grupo de voluntários narra uma história de grandes autores e produz uma encenação em cima do texto lido, para que com isso, desperte nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura. Enquanto um narrador com um livro na mão vai lendo parte de um texto, o restantante apresenta um esquete dando continuidade ao texto narrado. (...)

- Museu Comunitário Amavtron, 2011.
Projeto de construção do Museu Comunitário da Vila Cruzeiro em Porto Alegre. MUSEU COMUNITÁRIO – AMAVTRON fará o resgate e a conservação da memória da “Grande Cruzeiro” desde seu processo de ocupação até o conceito de favelização nas vilas de Porto Alegre. (...)