segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ECOMUSEU

Um Ecomuseu é o modelo contemporâneo de Museu, segue os atuais paradigmas científicos-filosóficos em oposição ao modelo tradicionalista cartesiano. Neste tipo de museu, membros de uma comunidade tornam-se atores do processo de formulação, execução e manutenção do mesmo, sendo podendo ser em algum momento, acessorados por um Museólogo . É um novo conceito de museus colocado em prática na década de 1970, na França. A evolução verdadeira do que foi chamado, por Hugues de Varine, de Ecomuseu, se deu primeiramente por uma sucessão de práticas para depois ser colocada em palavras por tantos teóricos, a partir das definições de Rivière em sua famosa "Definição evolutiva do Ecomuseu".
Segundo Jean Clair (1976), o Ecomuseu prolonga e reforça as diversas formas de atividade museológica, acrescentando-lhes uma abertura original nunca vista antes. "Museu do espaço e museu do tempo, ele se ocupa de apresentar, por sua vez, as variações de diversos lugares num mesmo tempo, de acordo com uma perspectiva sincrônica, e as variações de um mesmo lugar em diversos tempos, de acordo com uma perspectiva diacrônica."
O autor comenta ainda que: "Foi a partir de 1936 que Georges-Henri Rivière elaborou os primeiros esboços do que seria futuramente aEcomuseologia. No início dos anos 50, definiu a teoria do Ecomuseu. As primeiras realizações práticas aconteceram nos anos 60. Antes de mais nada na sua concepção, está a preocupação ecológica."
Esta não é uma idéia nova. Já se pode constatar uma preocupação com o meio ambiente desde o surgimento do capitalismo "selvagem" como ameaça. Em compensação, os diversos tipos de museus que surgiram até então ainda não manifestavam esta preocupação; se conservam testemunhos do passado, se reconstituem conjuntos naturais, e se protegem micro-ambientes naturais, entretanto eles não intervêm jamais diretamente sobre a proteção do meio ambiente natural. Um dos objetivos primordiais do Ecomuseu é, ao contrário, agir para proteger estes conjuntos ambientais.
Clair ainda explica que "além disto, o que o Ecomuseu postula, mais do que uma participação do público, é uma cooperação doshabitantes." Assim os habitantes são chamados a tornar-se atores, mais do que figurantes, e a atuar na construção de um museu que é para eles e que está voltado para sua cultura – independente de qualquer visitante. Como o resultado de uma série de mal-entendidos, pelo que afirma Varine , o termo "Ecomuseu" veio a ser usado tanto para designar esquemas inovadores como para projetos convencionais que pretendem chamar a atenção para o novo vocábulo. Mas para o autor isto pouco importa: museólogos dedicados ao novo movimento facilmente reconhecem ativistas com ideologias neste sentido e seguem a busca por uma "museologia da libertação" que pode ajudar comunidades a se encontrarem com elas mesmas e acharem a força e os meios para viver e atuar como agentes dos seus próprios futuros.