segunda-feira, 2 de maio de 2011

ESTUDOS SOBRE PATRIMÔNIO 30 DE ABRIL DE 2011 CAMAQUÃ RS


I - Arquiteto Adroaldo XavierAuditor Público Externo do TCE/RS - modalidade Arquiteto e Urbanista, Professor Universitário e Membro do ICOMOS-BR, pela manhã, às nove e meia, no Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã (3671 4485 - Olavo Moraes, 444 - 2º Andar), falando sobre Legislação em Preservação, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. O público alvo são os membros do Conselho Municipal de Preservação Histórica e Cultural e mais a comunidade interessada.
Ao meio-dia, almoço por adesão no Galles  (3671 9435  - Olavo Moraes, 634, junto ao Clube Camaqüense).
II -Reunião mensal da Rede de Educadores em Museus, para discutir e compartilhar informações sobre ações educativas em museus, memoriais, casas de cultura. O trabalho da REM - RS pode ser conferido no endereço(http://remrgs.blogspot.com/).  A reunião, cujo tema será Educação Patrimonial, acontecerá  no Telecentro da Câmara (9983 9377 - Rua João de Oliveira, 147, Centro Histórico), a partir das catorze horas é aberta a professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados no assunto.
Na reunião serão apresentadas as ações educativas desenvolvidas pelo Arquivo Público do Estado do RS; bem como o trabalho local do Memorial da Câmara de Camaquã; do Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã; o Projeto Abraçando a Biblioteca, da Secretaria Municipal de Cultura. Pelo Arquivo Público, falarão:
- Maria Cristina Kneipp Fernandes, Arquivista, Chefe da Divisão de Pesquisa e Projetos do APERS. Falará do Arquivo Público enquanto espaço educativo e cultural e da criação do Projeto Educação Patrimonial, executado em parceria com a UFRGS.
- Natália Souza Silva, Historiadora, Monitora do Projeto Educação Patrimonial pela UFRGS. Falará das oficinas oferecidas, metodologias de trabalho e resultados.
A reunião também contará com a presença do Professor Xavier.
Para os presentes nas duas atividades será expedido certificado de oito horas.
Manhã - 9h e 30 min – Núcleo de Pesquisas Histórica: Palestra com Adroaldo Xavier sobre subsídios legais em preservação.

Tarde – 14 horas – Telecentro da Câmara de Vereadores de Camaquã: Reunião da Rede de Educadores de Museus de abril, sobre Educação Patrimonial.


Telecentro da Câmara - Local da Reunião REM-RS
Horário:14:00
Data: 30/04/2011
Endereço: Rua João de Oliveira, 147, Centro Histórico
Cidade: Camaquã