quarta-feira, 28 de março de 2012

SIMPÓSIO TEMÁTICO PROPOSTO PELO GT ACERVOS - ANPUH 2012‏

Caros colegas,

Informamos que o GT Acervos: História, Memória e Patrimônio, no âmbito do XI Encontro Estadual de História, evento organizado pela ANPUH-RS, promove o seguinte Simpósio Temático:

019. O historiador e sua atuação profissional nos espaços do ensino de história e do patrimônio.

Coordenadores: CARMEM GESSILDA BURGERT SCHIAVON Doutora - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), CLAUDIRA DO SOCORRO CIRINO CARDOSO Doutora - Centro Universitário Metodista (IPA)

Resumo: Sugerido para o XI Encontro Estadual de História – ANPUH-RS, o presente Simpósio Temático, proposto pelo GT “Acervos: história, memória e patrimônio”, tem por objetivo reunir investigadores interessados em discutir abordagens relacionadas ao campo do patrimônio, assim como temas diversos que perpassam as fronteiras de trabalho do historiador, os quais estão relacionados aos diferentes espaços de atuação, de pesquisa, de acesso e de preservação dos acervos históricos. Nesse sentido, a realização deste simpósio visa a troca de idéias e experiências nessa multiplicidade de espaços e fazeres que envolve o ofício do historiador na atualidade.
Justificativa: O alargamento da atuação profissional do historiador nas últimas décadas tem ampliado o espectro de fontes com os quais pode propor e desenvolver suas pesquisas, análises e reflexões. Esse processo de mudança tem possibilitado, por sua vez, o surgimento de novos objetos/fontes que estão alavancando o fazer histórico em outros espaços de atuação do historiador para além da sala de aula. Encontramos historiadores que atuam na profissão, porém estão alocados nas áreas de pesquisa, projetos ou ação educativa de diversas instituições culturais ou de memórias. Daí a importância de se estabelecer no Encontro anual da categoria um espaço onde se possa discutir e refletir acerca dessas questões, as quais dizem respeito também às instituições mantenedoras de acervos e a diversos aspectos relacionados à área do patrimônio cultural.

Período para inscrição de trabalhos: 21 de março a 08 de maio de 2012.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: