quarta-feira, 9 de maio de 2012

ARTE, CULTURA E PATRIMÔNIO NO TERRITÓRIO DO OURO


Ciclo de Palestras ''Arte, Cultura e Patrimônio no Território do Ouro'', sobre a arte brasileira do período colonial, com os professores Marcos Hill (UFMG) e Rodrigo Almeida Bastos (UFSC), acontece de 22 a 25 de maio na Sala Qorpo Santo. Inscrições abertas.
 
Evento:  Ciclo de Palestras ''Arte, Cultura e Patrimônio no Território do Ouro''. Promoção: Bacharelado em História da Arte do IA/UFRGS
Datas e horários: de 22 a 25 de maio, das 18h30 às 21h30
Local: Sala Qorpo Santo (Campus Central da UFRGS, Avenida Engenheiro Luiz Englert, s/n°, ao lado do Cinema Universitário - Sala Redenção)
 
Programação
22 de maio, terça: ''A Talha Colonial Luso-Brasileira como atividade catalizadora de fazeres e de sentidos'' (Módulo I) – Prof. Dr. Marcos Hill (UFMG)
23 de maio, quarta: ''A Talha Colonial Luso-Brasileira como atividade catalizadora de fazeres e de sentidos'' (Módulo II) – Prof. Dr. Marcos Hill (UFMG)
24 de maio, quinta: ''A Maravilhosa Fábrica de Virtudes'' (Módulo I) – Prof. Dr. Rodrigo Almeida Bastos (UFSC)
25 de maio, sexta: ''A Maravilhosa Fábrica de Virtudes'' (Módulo II) – Prof. Dr. Rodrigo Almeida Bastos (UFSC)
 
Inscrições
Taxas: R$ 80,00 (público em geral), R$ 30,00 (funcionários do IPHAN e IBRAM), isento (alunos, professores e funcionários da UFRGS, devidamente identificados)
Informações: pelo e-mail cgha@ufrgs.br
 
De 22 a 25 de maio acontece na Sala Qorpo Santo o ciclo de palestras ''Arte, Cultura e Patrimônio no Território do Ouro'',  sobre a arte brasileira do período colonial, com os professores Marcos Hill (UFMG) e Rodrigo Almeida Bastos (UFSC). Abaixo, o currículo dos professores.

Prof. Dr. Marcos Hill (UFMG)
Marcos Hill é Bacharel em Gravura e, ao longo de sua formação profissional, tornou-se Conservador-Restaurador de Bens Culturais Móveis e Historiador da Arte. É Doutor em Artes pela UFMG e, enquanto educador, desenvolve pesquisas intensificando linhas como a da História da Arte Ocidental, elegendo o corpo como ponto de partida, e a História da Arte Brasileira, focalizando o período colonial e o processo de formação social, política e cultural, ambos estudados através da imagem. Como gestor cultural, criou, juntamente com o artista Marco Paulo Rolla, a iniciativa de artistas CEIA (Centro de Experimentação e Informação de Arte) que, ao  longo de dez anos, vem promovendo eventos internacionais e publicações sobre as invenções mais recentes da Arte. Atualmente é Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFMG. Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG.
 
Prof. Dr. Rodrigo Almeida Bastos (UFSC)
Arquiteto urbanista, poeta e engenheiro, Mestre em arquitetura pela UFMG, Doutor em Arquitetura pela USP, com doutorado sanduíche em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa. Professor do Departamento de arquitetura da UFSC e do curso de especialização em Cultura e Arte Barroca da UFOP. Prêmio Jovens Arquitetos (2007), Prêmio Marta Rossetti Batista de História da Arte e Arquitetura (2010).
 
Divulgação: José Carlos de Azevedo - Secretaria de Comunicação do IA/UFRGS, fone 33084318, e-mailiaeven@ufrgs.br ou zecazevedo@hotmail.com. Visite o novo site do IA/UFRGS: www.artes.ufrgs.br . Siga o IA/UFRGS no Twitter: https://twitter.com/IA_UFRGS