terça-feira, 24 de abril de 2012

REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS

Prezados Colegas

Em nome da Rede de Educadores em Museus – REM/RS, estamos entrando em contato para compartilhar algumas boas novidades e convidá-los a conhecer e participar das nossas experiências em rede.
Formada por educadores, gestores, produtores culturais, estudantes e demais interessados, desde a sua criação, em maio de 2010, a REM/RS vem realizando encontros mensais em diferentes instituições e cidades, promovendo intercâmbios e abrindo espaços de reflexão sobre as diversas realidades da Educação em nosso Estado.
A primeira REM surgiu em 2003 no Rio de Janeiro, com o propósito de promover encontros sistemáticos entre educadores, de modo a compartilhar idéias, refletir sobre a práxis profissional e formar um grupo de estudos na área da educação em museus, além de fomentar o desenvolvimento de parcerias e conexões entre os educadores e instituições.
Nossas reuniões - abertas a qualquer pessoa interessada contam com palestras ou reflexões relevantes para a área de Educação em museus e instituições culturais.
Confira abaixo as informações sobre o segundo encontro deste ano, e participe!
Quando: 26/04/2012, quinta-feira
Horário:(opcional: manhã das 10h às 12h, almoço por adesão); reunião a tarde, das 14h às 17h
Interessados em participar da programação da manhã, agendar previamente pelo mail/fone do Memorial.
Local: Memorial, que fica na Câmara de Vereadores, Rua João de Oliveira, 147, Camaquã
Tema: Construíndo a Cidade com Ações Educativas
Neste encontro, e equipe da Ação Educativa do Memorial da Câmara e do Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã se propõem a compartilhar conosco suas experiências de Ações Educativas, especialmente as que envolvem o uso da ferramenta google-sketchup.
A atuação da REM, no entanto, não se resume às reuniões mensais. Em dezembro último foi eleito um novo grupo de coordenação para o biênio 2012-2013, formado por pessoas de diferentes áreas, instituições e cidades, atuando em caráter voluntário e colaborativo. Nos últimos meses de 2011, trabalhamos no texto de nossa Carta de Princípios, como indicação inicial de objetivos e percursos a serem traçados pela Rede. A partir dela, estamos planejando nossa programação anual, as ações de base para a REM e metas a médio e longo prazo, tais como:
ü Ampliação dos canais de comunicação – atualização do mailing, participação em Redes Sociais, atualização do blog (com inserção de links para pesquisa, notícias, divulgações e outras informações úteis para os educadores), etc.;
ü Geração e fortalecimento de parcerias locais, em outros estados, com outras REMs, buscando abrir diálogos também com Universidades, Redes Escolares, ONGs e outras instituições e pessoas interessadas em dar voz à Educação;
ü Representação fixa e participação ativa no Colegiado Setorial de Museus;
ü Mapeamento dos Educativos atuantes no Estado e criação de um banco de profissionais em Educação, entre outras ações.
Visite o nosso blog - http://remrgs.blogspot.com.br. Atualmente ele se encontra em reformulação, mas você já pode acessar e conferir a Carta de Princípios, constituição do grupo gestor, indicação de links e outras novidades.
Para darmos continuidade a estas e outras ações, e movimentar a atuação da REM, a parceria e colaboração de todos é essencial; de outra forma, não poderíamos nos autodenominar uma “rede”. A rede é um somatório de vontades, de forças, de diálogos entrelaçados. Entre em contato conosco, participe das reuniões, escreva, opine, ajude a construir uma verdadeira Rede de Educadores!
Abraços,
Ethiene Nachtigall e Márcia Vargas
Coordenação Geral
Rede de Educadores em Museus do RS
http://remrgs.blogspot.com.br

Gostaríamos de convidar a todos , para a reunião mensal da Rede de Educadores de Museus,
na quinta-feira, 26/04, no Memorial da Câmara de Vereadores de Camaquã,
para discutir o tema “Construindo a Cidade com Ações Educativas”.

Informações sobre Camaquã:
http://www.geotours.com.br/camaqua.php?id=4,
http://www.camaqua.rs.gov.br/ e http://www.camaracq.rs.gov.br

À disposição para maiores informações,

Andréia Becker,
Memorial da Câmara.
documentoscamara@gmail.com
51 3671 7518 - 51 9983 9377